Intenção de consumo entre as famílias cai 0,2% em fevereiro.

21/02/2025

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta quinta-feira dia 20, que a intenção de consumo das famílias brasileiras registrou uma queda de 0,2% em fevereiro, atingindo 104,5 pontos. Esse recuo foi influenciado principalmente pela redução na compra de bens duráveis, como eletrodomésticos e veículos. Famílias com renda superior a dez salários mínimos apresentaram uma diminuição de 0,5% na intenção de consumo, enquanto aquelas com renda inferior tiveram uma redução de 0,2%. Apesar da queda, o índice permanece acima dos 100 pontos, indicando satisfação dos consumidores. Observou-se também um aumento no otimismo relacionado ao emprego, com crescimento de 0,2% na satisfação com o trabalho atual e de 0,4% na perspectiva profissional para os próximos meses.

Fonte: Agência Brasil
Reportagem: Mariana Tokarnia.

General estava com raiva e pressionava Bolsonaro por golpe, diz Cid.

21/02/2025

Em depoimento de delação premiada, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, revelou que o general da reserva Mário Fernandes foi um dos principais incentivadores para que Bolsonaro interviesse contra a democracia entre o fim das eleições de 2022 e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023. Cid descreveu Fernandes como "raivoso" e "ostensivo", participando ativamente de manifestações e pressionando outros generais a agirem. Fernandes, ex-secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, foi preso em novembro de 2024 sob acusações de planejar assassinatos de autoridades, incluindo o presidente Lula e o ministro Alexandre de Moraes, em uma operação denominada Punhal Verde e Amarelo. A delação de Cid também mencionou a participação do general Walter Braga Netto nos planos golpistas.

Fonte: Agência Brasil
Reportagem: Pedro Rafael Vilela

Papa tem ligeira melhora e não apresenta febre, diz o Vaticano.

21/02/2025

O Papa Francisco, de 88 anos, hospitalizado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar uma pneumonia bilateral, apresentou uma leve melhora em seu quadro clínico. De acordo com comunicado do Vaticano nesta quinta-feira dia 20, o pontífice não apresentou febre e seus exames de sangue permanecem estáveis. A pneumonia bilateral é uma infecção que acomete ambos os pulmões, dificultando a respiração. Francisco possui histórico de problemas pulmonares; na juventude, sofreu de pleurisia e teve parte de um pulmão removido. Antes da internação, o Papa enfrentou dificuldades respiratórias por vários dias. Ele estava programado para liderar diversos eventos no fim de semana relacionados ao Ano Santo Católico de 2025, que se estende até janeiro do próximo ano.

Fonte: Agência Brasil.

Dino manda governo apurar regularidade de emendas para setor de evento

21/02/2025

Nesta quinta-feira dia 20, o ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governo federal realize uma auditoria nas chamadas emendas Pix, destinadas ao setor de eventos. Essas emendas, oficialmente conhecidas como emendas de transferência especial, são recursos enviados diretamente a estados e municípios sem uma finalidade pré-definida, sendo de liberação obrigatória desde 2019.

A decisão de Dino exige que a Secretaria de Relações Institucionais, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Turismo, por meio da Advocacia-Geral da União, verifiquem se os recursos foram transferidos para contas específicas ou genéricas. Além disso, o ministro solicita informações sobre a rastreabilidade dos fundos até os beneficiários finais e se os eventos contemplados estão inseridos no Programa Emergencial para Retomada do Setor de Eventos, Perse.
O Perse foi instituído durante a pandemia de covid-19 para oferecer isenções fiscais às empresas do setor de eventos, severamente impactado pelas restrições sanitárias. Contudo, após o término da emergência de saúde pública, surgiram disputas entre o governo e o Congresso Nacional sobre a continuidade do programa. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, levantou suspeitas de que empresas de outros setores teriam se beneficiado indevidamente do Perse, levando a Receita Federal a identificar mais de 2 mil empresas em situação irregular.
Anteriormente, o ministro Dino já havia ordenado o bloqueio de aproximadamente R$ 2,5 bilhões em emendas destinadas à saúde, devido à transferência dos recursos para contas genéricas, contrariando a exigência de contas específicas para garantir a transparência e rastreabilidade dos gastos públicos. Dino enfatizou que os bloqueios resultam de irregularidades e não de uma ação arbitrária, reforçando a necessidade de cumprimento das obrigações legais pelos gestores locais.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Felipe Pontes.

Voo da Latam retorna ao Galeão após avião colidir com pássaro.

21/02/2025

Nesta quinta-feira dia 20, o voo LA3367 da Latam, que partiu do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino a São Paulo/Guarulhos, precisou retornar ao ponto de origem após colidir com um pássaro pouco após a decolagem às 10h35. O pouso de retorno ocorreu às 11h04, e a parte frontal da aeronave sofreu danos significativos, levando ao cancelamento do voo.

Em nota oficial, a Latam lamentou os transtornos e informou que está prestando toda a assistência necessária aos passageiros afetados, reacomodando-os em voos programados desde ontem e hoje dias 20 e 21. A empresa reforçou seu compromisso com medidas de segurança para garantir a integridade de todos os viajantes.
O diretor executivo da Latam, Jérome Cadier, comentou o incidente em sua conta no LinkedIn, expressando preocupação com possíveis ações judiciais decorrentes do cancelamento:
Hoje um desabafo! Agora há pouco, mais uma colisão com pássaro, bird strike, na aviação. A aeronave voltou em segurança, mas obviamente o voo foi cancelado, atrapalhando a vida de todos os passageiros, e obviamente da companhia aérea também. Posso apostar com vocês que a primeira ação na justiça contra a companhia aérea, pedindo indenização por dano moral, por cancelamento deste voo vai chegar amanhã mesmo, e assim segue a aviação brasileira. A pergunta é: quem paga a conta? Afirmou o diretor executivo.
Fonte: Agência Brasil.

Defesa de Bolsonaro critica denúncia da PGR.

20/02/2025
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou "estarrecimento e indignação" diante da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na noite desta terça-feira dia 18. O advogado Paulo Cunha Bueno afirmou que Bolsonaro, jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou as instituições que o pavimentam.
A denúncia da PGR acusa Bolsonaro e outras 33 pessoas de crimes como golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Entre os denunciados estão militares, incluindo o ex-ministro Walter Braga Netto e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid. Segundo o procurador-geral da República, Paulo Gonet, o plano, denominado "Punhal Verde Amarelo", incluía ações para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
A defesa de Bolsonaro argumenta que não há elementos que conectem o ex-presidente à narrativa apresentada na denúncia. O advogado Paulo Cunha Bueno destacou que, apesar de uma "verdadeira devassa" nos telefones pessoais de Bolsonaro, não foi encontrada nenhuma mensagem que embasasse a acusação. A defesa classificou a denúncia como "inepta", por se basear em uma única delação premiada, supostamente alterada diversas vezes. Bolsonaro confia na Justiça e acredita que a denúncia não prevalecerá devido à sua precariedade, incoerência e ausência de fatos verídicos.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Pedro Peduzzi.

Encontrado primeiro coronavírus na América do Sul semelhante à Mers.

20/02/2025

Pesquisadores de São Paulo e do Ceará, em colaboração com a Universidade de Hong Kong, identificaram uma nova variante de coronavírus em morcegos, similar ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Esta é a primeira ocorrência registrada na América do Sul. A descoberta foi publicada na terça-feira dia 18 no Journal of Medical Virology.

Foram detectados sete coronavírus em amostras de cinco morcegos analisados pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen), em Fortaleza. Os animais pertencem a duas espécies distintas: uma insetívora e outra frugívora.
Atualmente, não é possível afirmar se o novo coronavírus pode infectar humanos. Embora compartilhe algumas características com a covid-19, a Mers não é considerada uma doença de alto risco global, apresentando baixa probabilidade de se tornar pandêmica.
O coronavírus responsável pela Mers foi identificado em 2012, na Arábia Saudita, resultando em mais de 800 mortes e casos em 27 países.
Este estudo integra o projeto Morcegos: vigilância epidemiológica, filodinâmica de alta resolução, busca e design de peptídeos de interesse biotecnológico em vírus emergentes e reemergentes, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp.
Fonte: Agência Brasil

Brasileiro cria bateria que pode durar até 100 anos.

20/02/2025

O inventor brasileiro Charles Adriano Duvoisin, com apoio do programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fapesp, desenvolveu uma bateria inovadora com potencial para durar até cem anos, superando significativamente a vida útil de 10 a 12 anos das baterias convencionais. Diferentemente das baterias tradicionais, que operam por meio de reações químicas para gerar corrente elétrica, esta nova tecnologia utiliza campos elétricos controlados e armadilhas de elétrons. Essa abordagem permite que qualquer bateria produza mais corrente elétrica através da inversão dos campos elétricos direcionados, controlando o fluxo de íons e aumentando a segurança do sistema. Além da durabilidade, a bateria destaca-se por sua resistência a vazamentos de radiofrequência e capacidade de operar em condições extremas, características essenciais para aplicações aeroespaciais, como satélites e sistemas de comunicação espacial. Embora o custo inicial seja de 10% a 30% superior ao das baterias tradicionais, a longevidade do produto pode representar economia a longo prazo, reduzindo a necessidade de substituições frequentes e contribuindo para a sustentabilidade ambiental. O projeto conta também com a participação de Fernando de Mendonça, cientista centenário e um dos fundadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe.

Fonte: Brasil 61.

img