França alerta que risco de guerra na Europa nunca foi tão alto.

04/03/2025

O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Noël Barrot, afirmou nesta segunda-feira dia 3, que o risco de guerra no continente europeu nunca esteve tão elevado. Ele destacou que nos últimos 15 anos, a ameaça tem se aproximado continuamente, com a linha de frente russa avançando em direção à Europa.

Barrot atribuiu esse cenário às "ambições imperialistas" de Moscou, especialmente após a invasão da Ucrânia. Ele enfatizou a necessidade de a Europa fortalecer suas defesas para garantir sua própria segurança, sem depender exclusivamente dos Estados Unidos.
As declarações do chanceler francês ocorrem um dia após uma cúpula em Londres, onde França e Reino Unido propuseram uma trégua de um mês na Ucrânia, abrangendo cessar-fogo aéreo, marítimo e em infraestruturas energéticas. Essa iniciativa visa demonstrar a boa-fé das partes envolvidas e abrir caminho para negociações de paz mais amplas.
Fonte: Agência Brasil
Reportagem: Inês Moreira Santos

São Paulo registra temperatura mais alta para março desde 1943.

04/03/2025
No domingo, 2 de março, a cidade de São Paulo registrou a temperatura mais alta para o mês de março desde 1943, quando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) iniciou as medições na capital paulista. Os termômetros atingiram 34,8 graus Celsius, significativamente acima da média histórica de 28ºC para o mês.
A onda de calor que atingiu São Paulo também afetou outras regiões do país. No Rio de Janeiro, as temperaturas permaneceram elevadas, com máximas de 37ºC e previsão de tempo firme e sem chuvas até o próximo final de semana.
Fonte: Agência Brasil

Reportagem: Douglas Corrêa

Por unanimidade, STF homologa liberação das emendas parlamentares.

04/03/2025

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, por unanimidade, um plano de trabalho visando aumentar a transparência e a rastreabilidade das emendas parlamentares ao Orçamento da União. A decisão, referendada pelo plenário da Corte em sessão virtual iniciada na sexta-feira dia 28, foi baseada no plano elaborado conjuntamente pelos poderes Legislativo e Executivo.

O ministro Flávio Dino, relator dos processos relacionados às medidas de transparência nas emendas, homologou o plano, liberando o pagamento das emendas deste ano e de anos anteriores que estavam suspensas por decisões anteriores do STF.
A partir deste exercício financeiro, será obrigatório identificar o deputado ou senador que fez a indicação e a entidade que receberá os recursos. Contudo, a liberação não abrange emendas destinadas a organizações não governamentais (ONGs) e entidades do terceiro setor que foram alvo de auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU), recursos para a saúde não regularizados em contas bancárias específicas e emendas de bancada ou comissão que não foram convalidadas em atas das respectivas comissões ou que estejam sem identificação do parlamentar.
O impasse sobre a liberação das emendas teve início em dezembro de 2022, quando o STF considerou inconstitucionais as emendas conhecidas como RP8 e RP9. Posteriormente, o Congresso Nacional aprovou uma resolução alterando as regras de distribuição desses recursos para atender à determinação da Corte. Entretanto, o PSOL apontou que a decisão continuava em descumprimento, levando o ministro Flávio Dino a suspender as emendas e exigir critérios de rastreabilidade.
Fonte: Agência Brasil
Reportagem: Andreia Verdélio e André Richter

Lula comemora Oscar do filme brasileiro "Ainda Estou Aqui".

04/03/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a conquista histórica do cinema brasileiro com o filme "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, que venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional. Em suas redes sociais, Lula destacou o orgulho nacional proporcionado pela vitória e ressaltou que a obra evidencia "a importância da luta contra o autoritarismo".

O longa-metragem é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a história de sua mãe, Eunice Paiva, cujo marido, Rubens Paiva, foi perseguido, preso e assassinado durante o regime militar brasileiro iniciado em 1964. A trama aborda a resiliência de Eunice ao enfrentar a perda e lutar pelos direitos humanos.
A vitória do filme coincidiu com as festividades do Carnaval no Brasil, levando milhares de foliões às ruas para celebrar o feito inédito. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou planos de adquirir a casa onde o filme foi rodado para transformá-la em um museu do cinema, homenageando essa conquista para a cultura nacional.
Embora a atriz Fernanda Torres não tenha vencido na categoria de Melhor Atriz, sua atuação ao lado de sua mãe, Fernanda Montenegro, que também participou do filme, foi amplamente elogiada. Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva e às duas atrizes que a interpretaram, destacando a importância de reconhecer a cultura e a forma única de se fazer cinema no Brasil
Fonte: Agência Rádio Gov
Reportagem: Lademir Filippin

Feminicídio Zero: campanha estreia na Marquês de Sapucaí.

04/03/2025

A campanha "Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada" teve início nos desfiles oficiais das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí, neste domingo dia 2. Durante o evento, dezenas de mulheres carregaram uma faixa com o slogan da mobilização nacional, destacando a importância do combate à violência contra a mulher.

A iniciativa é uma parceria do Ministério das Mulheres com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). A campanha é uma mobilização nacional permanente e, nesta ação no carnaval carioca, espera impactar mais de 5 milhões de espectadores que passarão pela Sapucaí, considerando também os dias de ensaios técnicos.
As peças da campanha "Feminicídio Zero" estão presentes em diversos espaços do Sambódromo, como painéis e adesivos. As mensagens divulgadas lembram que é papel dos homens denunciar qualquer tipo de violência contra as mulheres. Em casos de denúncia, as pessoas devem usar o Ligue 180 para falar com a Central de Atendimento à Mulher. Outra opção de contato é o WhatsApp pelo número (61) 9610-0180. A central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, estará presente nos dias 2 e 8 de março para reforçar o coro pela erradicação da violência contra a mulher.
Fonte: Agência Gov

"Ainda Estou Aqui" conquista Oscar como Melhor Filme Internacional.

03/03/2025

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, fez história ao vencer o Oscar de Melhor Filme Internacional na 97ª edição da premiação, realizada no Dolby Theatre, em Los Angeles. Esta é a primeira vez que uma produção brasileira conquista a estatueta nesta categoria.

O longa-metragem narra a história de Eunice Paiva, que busca respostas sobre o desaparecimento de seu marido durante a ditadura militar no Brasil nos anos 1970. A trama é baseada em eventos reais e destaca a luta de Eunice por justiça e verdade em um período conturbado da história brasileira.
A vitória do filme brasileiro representa um marco significativo para o cinema nacional, que há décadas busca reconhecimento internacional.
Durante seu discurso de agradecimento, Walter Salles dedicou o prêmio a Eunice Paiva e às atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, ressaltando a importância de trazer à tona histórias que refletem a resistência e a coragem do povo brasileiro.
"Ainda Estou Aqui" já havia sido aclamado em outros festivais internacionais, recebendo o prêmio de melhor roteiro no Festival de Veneza e o prêmio do público no Festival de Roterdã. No Brasil, o filme também foi um sucesso de bilheteria, atraindo milhões de espectadores aos cinemas.
Fonte: Jovem Pan News.

Incêndios florestais devastam o nordeste do Japão.

02/03/2025

Incêndios florestais de grandes proporções estão assolando a cidade de Ofunato, na província de Iwate, nordeste do Japão, desde quarta-feira dia 26. Até sábado dia 1º, aproximadamente 1.400 hectares foram consumidos pelas chamas, que já danificaram pelo menos 84 construções, incluindo residências.

As autoridades emitiram ordens de evacuação para cerca de 4.600 moradores, dos quais 1.144 buscaram abrigo em centros de evacuação. As condições climáticas, caracterizadas por ventos fortes e ar seco, dificultam os esforços de combate ao fogo, que contam com a atuação de bombeiros e helicópteros das Forças de Autodefesa e do governo provincial.
Este é o maior incêndio florestal registrado no Japão em mais de três décadas, superando o ocorrido em 1992, que destruiu 1.030 hectares em Kushiro, Hokkaido.
Fonte: Agência Brasil

Bloco Areia desfila no Rio com público estimado de 120 mil pessoas.

02/03/2025

Neste domingo dia 2, o Bloco Areia desfilou pela orla do Leblon na zona sul do Rio de Janeiro, reunindo aproximadamente 120 mil foliões. Conhecido por mesclar samba e música popular brasileira (MPB), o bloco teve início em 2003 como uma brincadeira entre amigos que jogavam vôlei na praia em frente ao Posto 12. O nome "Areia" é uma abreviação de "Associação Recreativa e Etílica Independente dos Amigos da Rede do Aloísio", em referência ao local onde a rede de vôlei está instalada.

Além do Areia, outros 50 blocos animaram o Rio de Janeiro neste domingo, incluindo o Cordão do Boitatá e o Marcha Nerd no centro da cidade, e o Simpatia é Quase Amor em Ipanema. Na zona norte, destacaram-se os blocos Piranhas da Senador Nabuco (Vila Isabel), Bonecas Deslumbradas de Olaria e Xodó da Piedade. Já na zona oeste, os foliões puderam aproveitar o Buda da Barra (Barra da Tijuca), Arrastão (Barra de Guaratiba) e Virilha de Minhoca (Bangu).
Fonte: Agência Brasil.

img