A renomada atriz e acadêmica Fernanda Montenegro inaugurou, nesta terça-feira, a programação cultural de 2025 da Academia Brasileira de Letras (ABL), com um recital literário que atraiu um grande público ao auditório principal da instituição, no Rio de Janeiro.
O evento, intitulado "Uma Academia toda prosa", contou com a leitura de contos e crônicas de acadêmicos atuais e do passado, incluindo nomes como Ailton Krenak, Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antônio Torres, Domício Proença Filho, Edgard Telles Ribeiro, Godofredo de Oliveira Neto, Heloisa Teixeira, Ignácio de Loyola Brandão, João Almino, Paulo Coelho, Rosiska Darcy de Oliveira, Ruy Castro e Machado de Assis.
Durante aproximadamente uma hora e quarenta minutos de apresentação ininterrupta, Fernanda Montenegro demonstrou vitalidade e maestria ao interpretar os textos, alternando entre diferentes tons e expressões que as obras exigiam.
A escolha de Fernanda para abrir o ano cultural da ABL coincidiu com a recente vitória do filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", no qual a atriz atua, que conquistou o Oscar de melhor filme estrangeiro. Além disso, ela estará nos cinemas a partir desta quinta-feira di 13 com o filme "Vitória".
Merval Pereira, presidente da ABL, destacou a importância do momento: "O momento foi ideal, embora não tenha sido programado por isso. Nós tínhamos combinado isso muito antes do filme 'Ainda Estou Aqui' ter sido selecionado para representar o Brasil no Oscar. Mas veio na melhor hora para homenagear a Fernanda Montenegro e a Fernanda Torres, e a cultura brasileira, que é o diretivo central da academia."
A programação da ABL para 2025 inclui 38 conferências às terças-feiras, às 16h, além de mesas-redondas, peças de teatro, lançamentos de livros e filmes às quintas-feiras, às 17h30. As atividades abordarão, além da literatura, temas como música popular, dramaturgia, mercado editorial, questões ambientais e memorialismo.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Rafael Cardoso.