O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta terça-feira dia 25, a substituição da ministra da Saúde, Nísia Trindade, pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A posse de Padilha está marcada para o dia 6 de março.
Alexandre Padilha, médico infectologista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), já ocupou o cargo de ministro da Saúde entre 2011 e 2014, durante o governo Dilma Rousseff. Além disso, foi ministro das Relações Institucionais no governo Lula entre 2009 e 2010.
Nísia Trindade esteve à frente do Ministério da Saúde desde janeiro de 2023 e, anteriormente, presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a partir de 2017. Em nota divulgada na última sexta-feira dia 21, Nísia destacou avanços como a gratuidade de 100% dos medicamentos do programa Farmácia Popular e o aumento da cobertura vacinal no país após mais de seis anos de quedas consecutivas.
A troca no comando do ministério ocorre em meio a mudanças na equipe ministerial de Lula, sendo esta a segunda alteração no gabinete neste ano.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Andreia Verdélio e Paula Laboissière.