Os conservadores da União Democrata Cristã (CDU) e União Social Cristã (CSU) venceram as eleições nacionais na Alemanha neste domingo dia 23, com 28,5% dos votos, de acordo com pesquisa de boca de urna divulgada pela emissora pública ZDF. A Alternativa para a Alemanha (AFD), partido de extrema-direita, alcançou seu melhor resultado histórico, obtendo 20% dos votos e posicionando-se em segundo lugar.
Friedrich Merz, líder de 69 anos da CDU, está a caminho de se tornar o próximo chanceler alemão. Conhecido por seu perfil liberal e por deslocar o partido para a direita, Merz promete exercer uma liderança mais assertiva que a do atual chanceler Olaf Scholz, além de fortalecer os laços com aliados internacionais e ampliar o protagonismo da Alemanha na Europa.
Apesar da vitória, a CDU/CSU não alcançou maioria absoluta, necessitando formar uma coalizão em um cenário político fragmentado. As negociações serão desafiadoras, especialmente devido às divisões sobre imigração e à ascensão da AFD, que duplicou seu apoio em relação às eleições de 2021.
A campanha eleitoral foi marcada por ataques violentos e intervenções do governo dos Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump. A Alemanha enfrenta desafios como recessão econômica, debates sobre imigração e a necessidade de formar um governo estável para abordar essas questões urgentes.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Sarah Marsh e Matthias Williams