Encontrado primeiro coronavírus na América do Sul semelhante à Mers.

20/02/2025

Pesquisadores de São Paulo e do Ceará, em colaboração com a Universidade de Hong Kong, identificaram uma nova variante de coronavírus em morcegos, similar ao causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Esta é a primeira ocorrência registrada na América do Sul. A descoberta foi publicada na terça-feira dia 18 no Journal of Medical Virology.

Foram detectados sete coronavírus em amostras de cinco morcegos analisados pelo Laboratório Central de Saúde do Ceará (Lacen), em Fortaleza. Os animais pertencem a duas espécies distintas: uma insetívora e outra frugívora.
Atualmente, não é possível afirmar se o novo coronavírus pode infectar humanos. Embora compartilhe algumas características com a covid-19, a Mers não é considerada uma doença de alto risco global, apresentando baixa probabilidade de se tornar pandêmica.
O coronavírus responsável pela Mers foi identificado em 2012, na Arábia Saudita, resultando em mais de 800 mortes e casos em 27 países.
Este estudo integra o projeto Morcegos: vigilância epidemiológica, filodinâmica de alta resolução, busca e design de peptídeos de interesse biotecnológico em vírus emergentes e reemergentes, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp.
Fonte: Agência Brasil
0 Comentários

Adicione um comentário


img