Nesta terça-feira dia 25, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, (STF), iniciou o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, (PGR), contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados por tentativa de golpe de Estado em 2022. A sessão começou por volta das 10h e foi interrompida às 12h30 para um intervalo de duas horas, devendo retornar com a votação de questões preliminares e a análise do mérito da denúncia pelo relator, ministro Alexandre de Moraes.
Surpreendendo expectativas, Bolsonaro compareceu pessoalmente ao STF para acompanhar o julgamento, chegando ao local pouco antes do início da sessão e posicionando-se na primeira fileira do plenário. Durante a abertura, Moraes leu o relatório que detalha as condutas dos oito acusados, ressaltando que as defesas tiveram acesso a todos os documentos necessários. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, também realizou a sustentação oral da denúncia, mencionando ações atribuídas ao grupo, como o incentivo a acampamentos em frente a quartéis e a elaboração de minutas para decretos de Estado de Defesa e Garantia da Lei e da Ordem.
A Primeira Turma do STF reservou esta terça e a hoje quarta-feira dia 26, para analisar a denúncia. Caso seja aceita, os acusados se tornarão réus e responderão a um processo judicial, com novas sessões previstas. O julgamento prosseguirá com a votação de questões preliminares e, posteriormente, com a análise do mérito da denúncia.
Fonte: CNN Brasil.