​Sindicatos reagem a plano de Trump para acabar com Dep. Educação

21/03/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva visando desmantelar o Departamento de Educação, transferindo a autoridade educacional para estados e comunidades locais.

A Federação Americana dos Funcionários Públicos, AFGE, que representa os funcionários do departamento, expressou indignação com a medida. Everett Kelley, presidente nacional da AFGE, afirmou que a diretiva de Trump "destruiria nosso sistema educacional e devastaria as futuras gerações de estudantes". O sindicato destacou que o departamento oferece apoio crucial a estudantes de baixa renda e financia escolas que, de outra forma, não poderiam oferecer serviços a alunos com deficiência.
Além disso, a organização legal Democracy Forward anunciou planos de contestar a ordem de Trump nos tribunais, argumentando que os esforços do presidente para desmantelar o departamento são ilegais. Skye Perryman, CEO da organização, declarou: "Entraremos com uma ação judicial contra essa medida e usaremos todos os recursos legais para garantir que os direitos dos estudantes, professores e famílias sejam totalmente protegidos".
Embora a ordem executiva de Trump inicie o processo de desmantelamento do departamento, o fechamento completo requer aprovação do Congresso, onde enfrenta oposição significativa de democratas e de alguns republicanos. O Departamento de Educação desempenha um papel crucial no financiamento de escolas públicas, especialmente aquelas que atendem a populações vulneráveis, e na administração de programas federais de empréstimos estudantis..
Fonte: CNN Brasil.
Reportagem: Elise Hammond.
0 Comentários

Adicione um comentário


img