Empresas e organizações lançam Movimento Violência Sexual Zero.

21/03/2025

Nesta quinta-feira dia 20 de março, um grupo de 80 empresas e organizações da sociedade civil lançou o Movimento Violência Sexual Zero, visando mobilizar e conscientizar a população sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. A iniciativa responde ao alarmante dado de que oito crianças e adolescentes são vítimas de violência sexual a cada hora no país, com a maioria dos casos não sendo denunciada. O movimento propõe distribuir materiais educativos aos colaboradores das empresas participantes, fortalecendo a prevenção e o enfrentamento dessa realidade.
Para chamar a atenção sobre o tema, uma das empresas participantes inaugurou a "Loja de Inconveniência" na área externa do Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista. Essa instalação, aberta ao público por três dias, oferece uma experiência imersiva que expõe dados alarmantes sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. Diferente das tradicionais lojas de conveniência, suas prateleiras não exibem produtos comuns, mas sim um circuito visual e sensorial que confronta os visitantes com a gravidade do problema e incentiva denúncias.
Dentro da loja, elementos como prateleiras, embalagens e mostruários são utilizados para ilustrar o impacto do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Por exemplo, na seção de mercearia, um pacote de pano de chão traz a mensagem: "Não passe pano para parentes. 71,5% dos casos de violência sexual são cometidos por pessoas próximas". Em toda a loja, os visitantes encontram dados estatísticos e incentivos à denúncia. No caixa, em vez de uma compra, o público recebe um "recibo" destacando os efeitos psicológicos e sociais da violência sexual, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares. .
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Flávia Albuquerque. 
0 Comentários

Adicione um comentário


img