Na noite desta segunda-feira, dia 17, Milton Nascimento aos 82 anos, participou da pré-estreia do documentário "Milton Bituca Nascimento" no Rio de Janeiro. O filme, que estreia oficialmente nos cinemas brasileiros em 20 de março, já teve exibições prévias em Belo Horizonte e São Paulo.
O documentário, dirigido por Flávia Moraes, registra os bastidores da turnê de despedida do músico em 2022 e seu reencontro com fãs ao redor do mundo. Durante quase duas horas, a obra apresenta depoimentos de mais de 40 personalidades nacionais e internacionais, como Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, Wayne Shorter, Stanley Clarke, Herbie Hancock, Paul Simon e o cineasta Spike Lee.
Narrado pela atriz Fernanda Montenegro, de 95 anos, o filme também aborda questões raciais que permearam a vida de Milton, desde episódios de racismo na infância em Minas Gerais até o respeito que artistas e intelectuais negros nutrem por ele. Participações de Djamila Ribeiro, Mano Brown, Criolo e Djonga enriquecem essa perspectiva.
Durante a exibição, Milton Nascimento assistiu aos depoimentos na tela com um sorriso e um olhar emocionado. Ele expressou sua gratidão: "Meu sentimento em relação ao filme é de muita felicidade, principalmente quando penso nos tantos amigos preciosos, que a vida me deu e que estão ali presentes. Sou grato por todo o carinho e amor que recebo de tanta gente."
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Rafael Cardoso.