Alckmin critica sobretaxa dos EUA e defende diálogo

14/03/2025

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, classificou como "equivocada" a decisão dos Estados Unidos de aplicar uma sobretaxa de 25% sobre as importações de aço e alumínio. Ele enfatizou que a medida não foi direcionada especificamente ao Brasil, mas que o país será afetado negativamente.

Alckmin destacou que os Estados Unidos mantêm um superávit comercial com o Brasil, exportando mais do que importam. Nos dois primeiros meses de 2025, o déficit comercial brasileiro com os EUA atingiu US$ 342,9 milhões. Considerando bens e serviços, o superávit dos EUA chega a US$ 25 bilhões.
O vice-presidente ressaltou que dos dez produtos mais exportados pelos EUA ao Brasil, oito possuem tarifa zero devido à lista de ex-tarifários, que isenta de Imposto de Importação bens de capital e de telecomunicações. A tarifa média aplicada pelo Brasil aos produtos norte-americanos é de 2,7%, com 72% das exportações dos EUA entrando no país sem alíquotas.
Alckmin defendeu que o caminho para resolver a questão é a reciprocidade e o diálogo, evitando medidas de retaliação que possam prejudicar ambas as nações.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Wellton Máximo.
0 Comentários

Adicione um comentário


img