Nesta terça-feira dia 11, equipes do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro realizaram uma operação significativa, contra o grupo criminoso liderado por Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como "Peixão". Durante a ação, os policiais removeram uma Estrela de Davi e uma bandeira que estavam no topo da comunidade, símbolos utilizados pela facção para marcar território no complexo de comunidades de Parada de Lucas, Cordovil e Vigário Geral, na zona norte do Rio.
Peixão, que se declara evangélico, utiliza símbolos religiosos para justificar disputas territoriais. Ele é apontado como líder da facção Terceiro Comando Puro (TCP) e está associado a episódios de intolerância religiosa, incluindo ordens para fechamento de terreiros e ameaças a lideranças de umbanda e candomblé.
Além da remoção dos símbolos, a operação resultou na demolição de um imóvel de alto padrão, classificado como "resort de luxo" pela Polícia Civil, localizado em Parada de Lucas. O local era utilizado como esconderijo e base operacional do líder da facção. Outro mandado foi cumprido em uma academia de musculação, também usada pelos criminosos como ponto de encontro.
Durante a operação, quatro pessoas foram presas, incluindo um foragido da Justiça. Foram apreendidos dois fuzis, munições, carregadores e drogas, além da recuperação de uma motocicleta.
Fonte: Agência Brasil.
Reportagem: Douglas Corrêa.