Após uma manhã de instabilidades nesta quinta-feira no aplicativo Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal informou que o serviço de consulta ao saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, (FGTS) já está normalizado. As falhas ocorreram devido ao alto volume de acessos simultâneos no primeiro dia de liberação dos saques para trabalhadores que optaram pelo saque-aniversário e para aqueles demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 e fevereiro deste ano.
Durante o período de instabilidade, usuários relataram dificuldades como erros no sistema, saldos inexistentes e longas filas de espera. O site Downdetector, que monitora serviços online, registrou um pico de 294 reclamações por volta das 13h31, sendo 82% relacionadas a falhas no login, 15% a dificuldades em operações no internet banking e 3% a problemas no pagamento de contas.
A Caixa esclareceu que o aplicativo possui um sistema de fila virtual para garantir o acesso de todos os usuários, informando o tempo médio de espera para atendimento. Essa medida visa evitar sobrecarga no sistema e assegurar um serviço estável para todos os clientes.
No total, serão liberados R$ 12,1 bilhões para cerca de 12 milhões de trabalhadores. Aproximadamente 10 milhões receberão o valor automaticamente em suas contas bancárias cadastradas no aplicativo do FGTS. Para saques de até R$ 1,5 mil, é possível retirar o dinheiro nos terminais de autoatendimento da Caixa, utilizando o cartão cidadão e senha. Valores até R$ 3 mil podem ser sacados nas casas lotéricas com o cartão cidadão e senha. Para quantias superiores a R$ 3 mil, o pagamento será efetuado a partir de 18 de junho.
Fonte: Agência Brasil.
Repórter: Douglas Corrêa.