Durante o Carnaval de 2025, o estado de São Paulo registrou 3.678 ocorrências de furtos e roubos de celulares entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Foram 2.395 furtos e 1.283 roubos, totalizando uma redução de aproximadamente 32% em relação ao mesmo período de 2024, quando ocorreram 5.391 casos.
A Secretaria de Segurança Pública atribuiu essa queda ao uso de tecnologias, como câmeras e drones, e à atuação de policiais disfarçados entre os foliões. Durante o período, 140 celulares e 167 cartões bancários foram recuperados.
Para coibir os crimes, policiais se disfarçaram de personagens populares, como Mario e Luigi, e até de Power Rangers, infiltrando-se nos blocos de rua. Essa estratégia resultou na prisão de seis pessoas e na recuperação de 23 celulares até a terça-feira de Carnaval.
A SSP recomenda que vítimas registrem boletins de ocorrência o mais breve possível, informando dados como o IMEI do aparelho, que pode ser utilizado para bloqueá-lo junto à operadora, evitando golpes. Além disso, sugere-se o uso de ferramentas de localização em tempo real e o bloqueio temporário de contas e cartões digitais vinculados ao dispositivo.
Fonte: Agência Brasil.
Repórter: Guilherme Jeronymo.