O Navio-Veleiro "Cisne Branco" celebra 25 anos de história, como um ícone da diplomacia naval brasileira e patrimônio cultural da Marinha. Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, na Holanda, foi lançado ao mar em 4 de agosto de 1999 e incorporado à Marinha do Brasil em 9 de março de 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Conhecido como a "Embaixada Brasileira no Mar", o "Cisne Branco" já visitou mais de 30 países, participando de regatas, festivais e eventos náuticos internacionais. Além de representar o Brasil no exterior, o navio desempenha um papel fundamental na formação de aspirantes, alunos do Colégio Naval e aprendizes-marinheiros, promovendo a mentalidade marítima e o respeito às tradições navais.
O veleiro possui 76 metros de comprimento, 10,5 metros de largura e um calado de 4,8 metros. Sua propulsão combina um motor diesel de 1001 HP com 25 velas, permitindo atingir até 32 km/h. Com três mastros e 18 km de cabos, sua tripulação fixa é composta por 52 militares.
Desde sua incorporação, o "Cisne Branco" participou de diversas missões, como a Operação "Vela" nos EUA em 2000 e a regata "America's Sail", na qual conquistou o primeiro lugar na categoria "A" em 2002 e 2006. Esteve presente em festivais internacionais e nas "Velas Latinoamérica", que reúnem os maiores veleiros do mundo a cada quatro anos, com a próxima edição prevista para 2027.
No último ano, o navio participou de missões no Brasil, como viagens de instrução e a Operação "Cisne Branco". Internacionalmente, esteve nos EUA e em Portugal, comemorando o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e EUA, reforçando sua atuação diplomática nos mares.
Fonte: Agência Gov