PM: reconhecimento facial auxiliou a prisão de 500 pessoas no Rio.

05/03/2025
Desde sua implementação em dezembro de 2024, o sistema de reconhecimento facial da Polícia Militar do Rio de Janeiro já contribuiu para a prisão de 500 indivíduos. A marca foi atingida nesta terça-feira de carnaval, quando policiais do 4° Batalhão (São Cristóvão) detiveram um homem com mandado de prisão por roubo nas proximidades do Sambódromo.
Durante o planejamento especial de segurança para o carnaval, iniciado em 28 de fevereiro, a tecnologia identificou 12 pessoas com mandados de prisão em aberto, cinco delas na região central do Rio.
O sistema de videomonitoramento urbano está integrado a mais de 260 mil dispositivos, incluindo câmeras e alarmes em vias públicas de todo o estado. Parte dessas câmeras possui softwares de reconhecimento facial e leitura de placas, instaladas em locais estratégicos. Além disso, 13 mil câmeras corporais utilizadas por policiais militares, bem como equipamentos em helicópteros e drones do Grupamento Aeromóvel (GAM), também estão conectados ao sistema.
O secretário da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira, destacou os investimentos do governo estadual em tecnologia para a segurança pública, afirmando que atualmente não há locais de grande concentração de público que não estejam sendo monitorados.
Fonte: Agência Brasil

Reportagem: Douglas Corrêa.

0 Comentários

Adicione um comentário


img