Ufes cassa títulos concedidos a Médici e Castelo Branco.

28/02/2025

A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) aprovou, nesta quinta-feira dia 27, a cassação dos títulos de Doutor Honoris Causa concedidos aos ex-presidentes Emílio Garrastazú Médici e Humberto de Alencar Castelo Branco, além do ex-ministro da Educação Rubem Carlos Ludwig. A decisão, tomada pelo Conselho Universitário, atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) de março de 2024.

O parecer do conselheiro Maurício Abdalla Guerrieri, sugere que a cerimônia de cassação ocorra em 1º de abril de 2025, data que marca o início da ditadura militar de 1964. O MPF destacou que o período foi caracterizado por restrições às liberdades individuais e coletivas, incluindo cassação de mandatos, censura e violações de direitos humanos, como tortura e assassinatos. Além disso, lembrou que o então reitor da Ufes, Manoel Xavier Paes Barreto Filho, foi destituído em 1964, e que cerca de 90 membros da comunidade acadêmica sofreram perseguições durante o regime.
O parecer conclui que manter tais honrarias seria uma contradição, considerando o histórico de violações associadas aos homenageados, e ressalta os perigos recentes à democracia brasileira.
Fonte: Agência Brasil.
0 Comentários

Adicione um comentário


img